Abaixo desenvolvemos uma seção com perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns que possam surgir sobre o Instituto de Radiologia:
02.O que é a dieta habitual exigida por certos exames?É aquela dieta que você costuma fazer todos os dias, ou seja, são aqueles alimentos que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, quando um médico orientar para você fazer a dieta habitual, apenas não mude a sua alimentação diária.
03.Terei alguma reação após o uso do contraste?As reações adversas aos meios de contraste são comuns e podem ser divididas em três diferentes tipos: (1) reações tóxicas (próprias do contraste, podendo levar a náusea e mesmo vômito. Sem relação com alergia. Essas reações podem estar relacionadas com o volume e a velocidade de administração); (2) eventos não relacionados; e (3) reações de hipersensibilidade alérgicas e não-alérgicas. As reações de hipersensibilidade podem ser subdivididas em: imediatas, quando ocorrem em até 1h após a administração do contraste; e não-imediatas, que aparecem após 1h.
04.Posso tomar os dois contrastes no mesmo dia, tanto para Ressonância Magnética quanto para Tomografia?Sim, se o paciente não tiver histórico de problema renais, não há contra indicação.
05.O que é a máquina Signa Prime? (Ressonância Magnética)1ª instalação na América Latina e 2ª no mundo, a Signa Prime agora faz parte do Instituto de Radiologia!
É uma máquina de ressonância magnética com tecnologia mais intuitiva, mais ergonômica, além de silenciosa e ágil, o que traz tranquilidade para a realização do exame.
A alta resolução da Signa Prime conta ainda com a redução de 70% do uso de gás hélio.
06.Como funciona e quais os preparativos para a Ressonância Magnética?A realização de uma ressonância magnética pode ser um momento aflitivo para alguns pacientes. Então, que tal compreender melhor esse exame, como ele é realizado e já ficar por dentro de todos os preparativos? Confira abaixo!
A ressonância magnética é um tipo exame de imagem moderno, preciso e, principalmente, seguro. Com ele, somos capazes de capturar imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva, colaborando assim para a realização de diagnósticos.
Para que tudo ocorra da melhor forma, os pacientes devem ter cuidado com alguns preparativos antes do exame, são eles:
- É proibido entrar no exame portanto objetos metálicos ou eletrônicos;
- O cuidado também é válido para pacientes portadores de marca-passo, neuroestimuladores e aparelhos de controle da diabetes;
- O paciente deve usar a vestimenta adequada, que for fornecida pelo IR;
- Em casos de maquiagem permanente ou tatuagens, há uma restrição de 30 dias para a realização do exame, então, avise ao seu médico;
- É importante o uso de protetor auricular.
Em casos de qualquer dúvida, busque o esclarecimento do seu médico ou dos nossos colaboradores. O Instituto de Radiologia está sempre pronto para que sua experiência seja a mais tranquila e confortável possível.
07.Tenho alergia a certos medicamentos, como farei os exames se não posso utilizar contraste iodado? É preciso conversar com o seu médico se é possível utilizar o contraste, assim como avisar no local do exame caso ele seja contraindicado.
08.Posso realizar Ressonância Magnética e Tomografia após ter feito micropigmentação recentemente? Para a Ressonância Magnética, não é recomendado que indivíduos com tatuagens recentes, maquiagem definitiva ou micropigmentações, feitas nos últimos 30 dias, sejam submetidos ao exame. Para a Tomografia, não há contraindicação.
09.O que é Radiofármaco e qual a reação que ele pode causar? Radiofármaco é um fármaco, produto biológico ou droga que contém um elemento radioativo. O radiofármaco é primariamente utilizado para obtenção de imagem como agente diagnóstico, mas pode também ser usado no tratamento de enfermidades.
As reações adversas ao radiofármacos são consideradas raras por suas características próprias como: conter em sua composição quantidades muito pequenas do princípio ativo e serem administrados em dose única ou doses limitadas. Porém, assim como para os fármacos, eventos adversos podem ocorrer.
10.Qual é a necessidade de trazer um "risco cirúrgico"? Não há necessidade. Risco cirúrgico pré-operatório é a avaliação do estado clínico do paciente antes de uma cirurgia, calculado com base em escalas e padrões aprovados por sociedades médicas.