A mamotomia é um exame seguro e altamente recomendado para a confirmação de diagnóstico em caso de suspeita de câncer de mama. Em geral, a prática desse procedimento ocorre em seguida a identificação de irregularidades apresentadas em exames anteriores, como mamografia ou ultrassonografia, tais como nódulos, microcalcificações ou distorções que alteram a estrutura mamária.
Na posição ventral, ou seja, com o abdome para baixo, localiza-se a área da biópsia com o auxílio de imagens de alta resolução.
Após a aplicação da anestesia local, o médico radiologista faz uma pequena incisão na região e aí introduz a agulha da mamotomia. Uma vez na lesão, o sistema a vácuo e o mecanismo de corte rotatório são acionados, dando assim início à retirada dos fragmentos de tecido mamário. Quando o número de amostras for suficiente, o radiologista retira a agulha e comprime a área puncionada para diminuir a chance de sangramento. Em alguns casos, um microclipe metálico é introduzido no local para um controle futuro da área suspeita. Os fragmentos mamários colhidos seguem para estudo anatomopatológico.
Não há necessidade de jejum, devendo fazer uma refeição leve uma hora antes do procedimento.
Sete dias antes da biópsia, é necessário suspender o uso contínuo de ácido acetilsalicílico (Aspirina® e AAS®) e outros antiagregantes e anticoagulantes orais, sempre com supervisão médica e com um consentimento por escrito do clínico responsável.
Nas 24 horas que antecedem o exame, não podem ser aplicados nas mamas e axilas produtos como talco, perfume, pomadas, creme ou desodorantes.
A principal orientação após a mamotomia é o repouso e a suspensão de atividades físicas por 24 horas. Além disso, outros cuidados são essenciais para uma recuperação mais eficaz, tais como:
Aplicação de compressas de gelo nas primeiras horas depois do exame para alívio da dor e desconforto;
Em caso de dor intensa ou febre, é recomendável consultar um médico.
Lembre-se: logo após o exame, é comum que a região mamária fique sensível e com coloração arroxeada.
A mamotomia é um método diagnóstico eficiente e aliado da saúde da mulher. Para a manutenção do autocuidado e cuidado preventivo, consulte o Instituto de Radiologia.
Os profissionais do Instituto de Radiologia são altamente capacitados e estão à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir durante a realização ou agendamento do exame. Para mais informações, consulte nossas unidades e os serviços disponíveis.