A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem capaz de identificar diversas patologias. O aparelho possui um túnel no qual o paciente deve permanecer imóvel para a aquisição das imagens.
O exame de ressonância magnética é importante para o diagnóstico de patologias que interferem no funcionamento da estrutura interna do organismo.
As contraindicações podem ser absolutas (quando o paciente não pode se submeter ao exame) ou relativas (quando existem algumas condições que devem avaliadas antes da liberação do exame).
A ressonância magnética deve ser solicitada por um medico após a avaliação clinica.
As orientações para realização da RM podem variar conforme a necessidade da região que será avaliada.
Em alguns casos, o uso de contraste pode ser necessário. É fundamental também informar se possuir piercing, tatuagens, marca-passo ou qualquer outro dispositivo que possua pois alguns deles se configuram como contraindicações absolutas a realização do exame.
A ressonância magnética está disponível no Instituto de Radiologia. Nossos laboratórios são compostos de equipamentos modernos e equipe técnica de alto desempenho para realização dos procedimentos e todo o acompanhamento clínico necessário. Consulte as unidades do Instituto de Radiologia.